NORMAS DE AVALIAÇÃO

·       Os alunos terão aulas de oito disciplinas: Português, Matemática, Geografia, História, Artes, Ed. Física, Ciências e Inglês na própria escola. Exceto os alunos de 6º anos e 7º anos que farão as disciplinas de EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES E PD3 na Escola Parque da Natureza de Brazlândia.
·       Além das disciplinas comuns, haverá aulas de PD1, PD2 e PD3 – Parte Diversificada, a freqüência é obrigatória, e tem peso como as demais disciplinas;
·       O aluno será promovido para série posterior se alcançar média final 5,0 e frequência mínima de 75%;
·       Terá direito à recuperação ao final do ano, o aluno que não alcançar média 5,0 em até três disciplinas;
·       A reprovação em quatro ou mais disciplinas implicará na reprovação automática do aluno, sem direito à recuperação final,
·       Ultrapassar o limite de 25% do total de faltas no total de aulas dadas implica em reprovação em todas as disciplinas, não tendo direito à recuperação final;
·       As avaliações serão elaboradas pelos professores, e podem ser de diversos tipos tais como: provas oral e escrita, cadernos, seminários, observações diretas, trabalhos escritos, exercícios em sala ou de casa, cartazes, provas, aulas práticas, portfólios entre outros;
·       O aluno tem o direito de conhecer seus resultados, que são registrados em boletins bimestrais e divulgados nos Conselhos de Classe e nas reuniões de pais;
·       O Conselho de Classe é composto por todos os professores da turma e pela direção da escola, com poderes de análise, sugestão de encaminhamentos disciplinares e pedagógicos, promoção e transferências compulsórias. No caso de Reunião Extraordinária do Conselho de Classe, a frequência de pais e alunos é obrigatória;
·       Os atestados médicos deverão ser entregues na secretaria da escola, que emitirá uma guia a ser apresentada aos professores para registro no Diário de Classe. A guia assinada fica com o aluno, a fim de comprovar a ciência do professor, para justificar tais faltas e, principalmente, garantir o direito do aluno em realizar avaliações ou atividades perdidas durante a vigência deste afastamento;
·       As salas de aula devem ser trancadas durante os intervalos;
·       Ao final de cada bimestre, os alunos farão avaliações escritas para compor as notas do bimestre, avaliações estas que serão marcadas com data antecipada e comunicada aos responsáveis.
·       Avaliações de segunda chamada serão aplicadas somente aos alunos que tiverem ausência justificada com atestado médico;
·       Os alunos que estiverem em DEPENDÊNCIA, ou seja, “devendo matéria” do ano anterior, serão submetidos a quatro avaliações durante o ano letivo.

NORMAS DISCIPLINARES
RESPEITO:
·       Todos os alunos devem respeitar a Direção, os Professores, os Servidores, e todos os demais colegas para que se tenha um ambiente saudável e harmônico na ambiente escolar. Assim como serem respeitados e tratados com gentileza e cordialidade por todos da comunidade escolar.

PROIBIÇÕES:
·       Fumar nas dependências da escola, inclusive servidores;
·       Usar qualquer tipo de entorpecente (droga lícita ou ilícita);
·       Danificar qualquer patrimônio da escola. Exemplo: riscar carteiras, mesas  ou paredes, quebrar qualquer objeto da escola. Aquele que for pego infringindo este artigo será penalizado de acordo com o Regimento Escolar e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, o aluno terá que repor o bem danificado, bem como limpar o que fora pichado ou sujo;
·       Subir nos alambrados, grades, janelas, muros, correr nas escadas, escorregar pelo corrimão, correr durante os intervalos, pendurarem-se nas grades do andar superior; enfim, todas as demais ações que coloquem a segurança e integridade do aluno ou de outro em risco;
·       Qualquer ameaça de jogar alguém das escadas ou do andar superior, será considerado como ATO INFRACIONAl, e serão tomadas todas as medidas cabíveis, como acionamento do Batalhão Escolar, condução do  aluno à DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente);
·       Uso de boné, touca, boina, bandana, óculos escuros ou qualquer acessório que não faça parte do uniforme escolar;
·       Sair da sala de aula sem a autorização prévia do professor, assim como sair de sala na hora da troca de professores,
·       Chupar balas, pirulitos, chicletes, doces, salgadinhos ou qualquer outro tipo de alimento dentro de sala de aula;
·       Utilizar aparelhos de telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico que reproduza som ou imagem nas dependências da escola. Caso algum aparelho venha a ser extraviado, nem a direção e nem os professores se responsabilizarão pelo sumiço, portanto ninguém irá procurar o aparelho.  O Batalhão Escolar não será acionado nestes casos, uma vez que o uso desses aparelhos é proibido por Lei no ambiente escolar;
·       Realizar tarefas de um professor na aula de outro;
·       Transitar ou permanecer no estacionamento, na sala dos professores ou na sala dos servidores; assim como utilizar os banheiros destinados aos servidores da escola;
·       Entrada de estranhos para as aulas, como filhos, irmãos, sobrinhos, amigos de alunos;
·       Fazer uso de pincel atômico ou corretivo sem prévia autorização do professor;
·       Colar qualquer tipo de cartaz, panfleto ou trabalho nas paredes, teto, ou quadro negro. Quando precisar fixar algo com fins educativos peça autorização e ajuda ao professor, e utilize local e material adequados;
·       Ventiladores, TV, DVD, DATASHOW aparelhos de som só quem pode manuseá-los é o professor que estiver na sala,
·       Sair de sala para buscar algo para os professores, tais como água, café ou tirar xérox;
·       Portar ou trazer para escola qualquer tipo de material cortante ou perfurante, tais como estiletes, facas, compasso;
·       Entrar na escola pelo portão dos carros,
·       Aos pais, abordar o professor na entrada do turno ou na porta de sala de aula, procure-o em horário de coordenação.

LIVRO DIDÁTICO
·       Serão entregues aos alunos um livro de cada matéria, e um Termo de Compromisso, para que seu responsável assine. É de interia responsabilidade do aluno, zelar pela sua manutenção e conservação, no intuito de devolvê-lo ao final do ano letivo nas mesmas condições em que lhes foram entregues no início do ano,  para sua utilização no ano seguinte. É obrigatório que o aluno identifique seus livros, escrevendo seu nome, série e turma na contracapa.
·       Os alunos deverão encapar todos os livros, a fim de conservá-los para devolução no final do ano letivo.

OBRIGAÇÕES DOS ALUNOS
·       Respeitar os horários da escola, entrada, intervalo e saída. Os responsáveis serão convocados após atrasos reincidentes.
·       Trazer o material correspondente às aulas do dia. Ex: Livros, cadernos, lápis, borracha, caneta.
·       Trajar roupas adequadas ao ambiente escolar;
·        Observar a higiene pessoal, vir com roupas e calçados limpos;
·       Ajudar a manter a sala de aula limpa e organizada;
·       Usar roupa adequada para realização das aulas de Educação Física;
·       Realizar as atividades escolares, tanto em sala de aula, como em casa. Cabe ressaltar a responsabilidade dos pais em acompanhar a realização das tarefas e desenvolvimento escolar de seus filhos, conforme estabelecido na lei 8.069/90 Estatuto da Criança Adolescente;
·       Procurar o professor ou colega de classe quando por algum motivo faltar às aulas, para realizar as atividades perdidas,
·       Entrada e saída de alunos, somente pelo portão No 2, aqueles que chegarem atrasados, favor dirigir-se ao portão No 1, para que seja feito controle, e conduzido à sala de aula,
·       O portão da escola será aberto às 7h25 e fechado às 7h45, no turno matutino. E no turno vespertino, será aberto as12h55 e fechado às 13h15.
·        O aluno só terá saída antecipada acompanhado do seu responsável, que assinará documento se responsabilizando pela saída. Nenhum aluno será liberado através de ligação telefônica.

Os alunos que não obedecerem a essas normas sofrerão sanções disciplinares de acordo com o regimento escolar:
Advertência oral e escrita, Suspensão ou Transferência Compulsória.

Alunos que apresentarem problemas disciplinares não participarão das atividades extraclasses, tais como passeios a cinema, clubes.

HORÁRIO DAS AULAS:
Matutino: 07h30 às 12h30
Vespertino: 13h às 18h

UNIFORME
·       O uso do uniforme é obrigatório e deve estar visível, por cima de qualquer outra roupa. A camiseta em seu estado original, sem corte ou recortes, sem pintura ou modificações,
·       Não é permitido o uso roupas curtas ou que deixem à mostra a roupa íntima, tanto dos alunos e quanto das alunas.

RELACIONAMENTO
·       Manter um bom relacionamento entre todos que participam do processo de ensino aprendizagem;
·       Não praticar discriminação Racial, Religiosa, Sexual, e Socioeconômica;
·       Não praticar Bulling, não criar rótulos ou apelidos pejorativos;
·       Tratar com respeito os colegas, professores, servidores, direção e visitantes;
·       Não serão toleradas agressões verbais e/ou físicas. Ambas serão rigorosamente punidas;
·       Todos os membros da comunidade escolar terão amplo direito a defesa em qualquer situação;
·       Objetos pessoais que fazem parte do material escolar são de inteira responsabilidade do aluno.

Diretora: Alessandra Rabelo   
 Vice-diretora: Renata França

Supervisor Pedagógico: Márcio Bringel  
Chefe de Secretaria: Dianne Alcântara
Coordenadores Pedagógicos: Idomar do Nascimento e Régia Abreu

 Telefones:  3901- 8253 (Direção)  3901-8200  (Secretaria) 

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.

Escolas que são asas existem para dar coragem para voar."