·
Os alunos terão aulas de oito disciplinas: Português, Matemática,
Geografia, História, Artes, Ed. Física, Ciências e Inglês na própria escola. Exceto os alunos de 6º anos e 7º anos que
farão as disciplinas de EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES E PD3 na Escola Parque da Natureza
de Brazlândia.
·
Além das disciplinas comuns, haverá aulas de PD1, PD2 e PD3 – Parte
Diversificada, a freqüência é obrigatória, e tem peso como as demais
disciplinas;
·
O aluno será promovido para série posterior se alcançar média final 5,0
e frequência mínima de 75%;
·
Terá direito à recuperação ao final do ano, o aluno que não alcançar
média 5,0 em até três disciplinas;
·
A reprovação em quatro ou mais disciplinas implicará na reprovação
automática do aluno, sem direito à recuperação final,
·
Ultrapassar o limite de 25% do total de faltas no total de aulas dadas
implica em reprovação em todas as disciplinas, não tendo direito à recuperação
final;
·
As avaliações serão elaboradas pelos professores, e podem ser de
diversos tipos tais como: provas oral e escrita, cadernos, seminários,
observações diretas, trabalhos escritos, exercícios em sala ou de casa, cartazes,
provas, aulas práticas, portfólios entre outros;
·
O aluno tem o direito de conhecer seus resultados, que são registrados
em boletins bimestrais e divulgados nos Conselhos de Classe e nas reuniões de
pais;
·
O Conselho de Classe é composto por todos os professores da turma e
pela direção da escola, com poderes de análise, sugestão de encaminhamentos
disciplinares e pedagógicos, promoção e transferências compulsórias. No caso de
Reunião Extraordinária do Conselho de Classe, a frequência de pais e alunos é
obrigatória;
·
Os atestados médicos deverão ser entregues na secretaria da escola, que
emitirá uma guia a ser apresentada aos professores para registro no Diário de
Classe. A guia assinada fica com o aluno, a fim de comprovar a ciência do
professor, para justificar tais faltas e, principalmente, garantir o direito do
aluno em realizar avaliações ou atividades perdidas durante a vigência deste afastamento;
·
As salas de aula devem ser trancadas durante os intervalos;
·
Ao final de cada bimestre, os alunos farão avaliações escritas para
compor as notas do bimestre, avaliações estas que serão marcadas com data
antecipada e comunicada aos responsáveis.
·
Avaliações de segunda chamada serão aplicadas somente aos alunos que
tiverem ausência justificada com atestado médico;
·
Os alunos que estiverem em DEPENDÊNCIA, ou seja, “devendo matéria” do
ano anterior, serão submetidos a quatro avaliações durante o ano letivo.
NORMAS
DISCIPLINARES
RESPEITO:
·
Todos os alunos devem respeitar a Direção, os Professores, os Servidores,
e todos os demais colegas para que se tenha um ambiente saudável e harmônico na
ambiente escolar. Assim como serem respeitados e tratados com gentileza e
cordialidade por todos da comunidade escolar.
PROIBIÇÕES:
·
Fumar nas dependências da escola, inclusive servidores;
·
Usar qualquer tipo de entorpecente (droga lícita ou ilícita);
·
Danificar qualquer patrimônio da escola. Exemplo: riscar carteiras,
mesas ou paredes, quebrar qualquer
objeto da escola. Aquele que for pego infringindo este artigo será penalizado
de acordo com o Regimento Escolar e o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). Além disso, o aluno terá que repor o bem danificado, bem como limpar o
que fora pichado ou sujo;
·
Subir nos alambrados, grades, janelas, muros, correr nas escadas,
escorregar pelo corrimão, correr durante os intervalos, pendurarem-se nas
grades do andar superior; enfim, todas as demais ações que coloquem a segurança
e integridade do aluno ou de outro em risco;
·
Qualquer ameaça de jogar alguém das escadas ou do andar superior, será
considerado como ATO INFRACIONAl, e serão tomadas todas as medidas cabíveis,
como acionamento do Batalhão Escolar, condução do aluno à DCA (Delegacia da Criança e do
Adolescente);
·
Uso de boné, touca, boina, bandana, óculos escuros ou qualquer acessório
que não faça parte do uniforme escolar;
· Sair da sala de aula sem a autorização
prévia do professor, assim como sair de
sala na hora da troca de professores,
·
Chupar balas, pirulitos, chicletes, doces, salgadinhos ou qualquer
outro tipo de alimento dentro de sala de aula;
·
Utilizar aparelhos de telefone celular ou qualquer outro aparelho
eletrônico que reproduza som ou imagem nas dependências da escola. Caso algum
aparelho venha a ser extraviado, nem a direção e nem os professores se
responsabilizarão pelo sumiço, portanto ninguém irá procurar o aparelho. O Batalhão Escolar não será acionado nestes
casos, uma vez que o uso desses aparelhos é proibido por Lei no ambiente
escolar;
·
Realizar tarefas de um professor na aula de outro;
·
Transitar ou permanecer no estacionamento, na sala dos professores ou na
sala dos servidores; assim como utilizar os banheiros destinados aos servidores
da escola;
·
Entrada de estranhos para as aulas, como filhos, irmãos, sobrinhos,
amigos de alunos;
·
Fazer uso de pincel atômico ou corretivo sem prévia autorização do
professor;
· Colar qualquer tipo de cartaz, panfleto ou trabalho nas
paredes, teto, ou quadro negro. Quando precisar fixar algo com fins educativos
peça autorização e ajuda ao professor, e utilize local e material adequados;
· Ventiladores, TV, DVD, DATASHOW aparelhos de som só quem pode
manuseá-los é o professor que estiver na sala,
· Sair de sala para buscar algo para os professores,
tais como água, café ou tirar xérox;
· Portar ou trazer para escola qualquer tipo de material
cortante ou perfurante, tais como estiletes, facas, compasso;
· Entrar na escola pelo portão dos carros,
· Aos pais, abordar o professor na entrada do turno ou
na porta de sala de aula, procure-o em horário de coordenação.
LIVRO
DIDÁTICO
·
Serão entregues aos alunos um livro de cada matéria, e um Termo de Compromisso,
para que seu responsável assine. É de interia responsabilidade do aluno, zelar
pela sua manutenção e conservação, no intuito de devolvê-lo ao final do ano
letivo nas mesmas condições em que lhes foram entregues no início do ano, para sua utilização no ano seguinte. É
obrigatório que o aluno identifique seus livros, escrevendo seu nome, série e
turma na contracapa.
·
Os alunos deverão encapar todos os livros, a fim de conservá-los para devolução
no final do ano letivo.
OBRIGAÇÕES
DOS ALUNOS
·
Respeitar os horários da escola, entrada, intervalo e saída. Os responsáveis
serão convocados após atrasos reincidentes.
·
Trazer o material correspondente às aulas do dia. Ex: Livros, cadernos,
lápis, borracha, caneta.
·
Trajar roupas adequadas ao ambiente escolar;
·
Observar a higiene pessoal, vir
com roupas e calçados limpos;
·
Ajudar a manter a sala de aula limpa e organizada;
·
Usar roupa adequada para realização das aulas de Educação Física;
·
Realizar as atividades escolares, tanto em sala de aula, como em casa.
Cabe ressaltar a responsabilidade dos pais em acompanhar a realização das
tarefas e desenvolvimento escolar de seus filhos, conforme estabelecido na lei
8.069/90 Estatuto da Criança Adolescente;
·
Procurar o professor ou colega de classe quando por algum motivo faltar
às aulas, para realizar as atividades perdidas,
·
Entrada e saída de alunos, somente pelo portão No
2, aqueles que chegarem atrasados, favor dirigir-se ao portão No 1,
para que seja feito controle, e conduzido à sala de aula,
·
O portão da escola será aberto às 7h25 e fechado às 7h45, no turno
matutino. E no turno vespertino, será aberto as12h55 e fechado às 13h15.
·
O aluno só terá saída antecipada acompanhado do seu responsável, que
assinará documento se responsabilizando pela saída. Nenhum aluno será liberado
através de ligação telefônica.
Os alunos que
não obedecerem a essas normas sofrerão sanções disciplinares de acordo com o
regimento escolar:
Advertência
oral e escrita, Suspensão ou Transferência Compulsória.
Alunos que apresentarem problemas
disciplinares não participarão das atividades extraclasses, tais como passeios
a cinema, clubes.
HORÁRIO DAS AULAS:
Matutino: 07h30 às 12h30
|
Vespertino: 13h às 18h
|
UNIFORME
·
O uso do uniforme é obrigatório e deve estar visível, por cima de
qualquer outra roupa. A camiseta em seu estado original, sem corte ou recortes,
sem pintura ou modificações,
·
Não é permitido o uso roupas curtas ou que deixem à mostra a roupa íntima,
tanto dos alunos e quanto das alunas.
RELACIONAMENTO
·
Manter um bom relacionamento entre todos que participam do processo de
ensino aprendizagem;
·
Não praticar discriminação Racial, Religiosa, Sexual, e Socioeconômica;
·
Não praticar Bulling, não criar rótulos ou apelidos pejorativos;
·
Tratar com respeito os colegas, professores, servidores, direção e
visitantes;
·
Não serão toleradas agressões verbais e/ou físicas. Ambas serão
rigorosamente punidas;
·
Todos os membros da comunidade escolar terão amplo direito a defesa em
qualquer situação;
·
Objetos pessoais que fazem parte do material escolar são de inteira responsabilidade
do aluno.
Diretora:
Alessandra Rabelo
Vice-diretora: Renata França
Supervisor Pedagógico: Márcio Bringel
Chefe de Secretaria: Dianne Alcântara
Coordenadores Pedagógicos: Idomar do Nascimento e
Régia Abreu
Telefones: 3901- 8253 (Direção) 3901-8200 (Secretaria)
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são
asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros
desaprendam a arte do vôo.
Escolas que são asas existem para dar coragem para
voar."